Novidades

Um Plano de Avaliação de Desempenho pode ter sucesso

A motivação de uma equipa pode ser muito importante para o sucesso de uma empresa, e o primeiro passo para uma equipa motivada e envolvida nos objectivos é a autonomia. Os seus colaboradores vão alcançar melhores resultados se forem responsáveis por determinadas áreas e tarefas. O segundo ponto passa por criar uma cultura de feedback, pois muitas vezes a sua equipa não sabe onde está a errar.

Para alcançar estes dois passos, e garantir uma equipa mais envolvida, crie um Plano de Avaliação de Desempenho. Este vai permitir perceber responsabilidades, desenvolver competências e melhorar em determinados aspectos consoante o seu feedback. Defina objectivos para cada pessoa da equipa e ajude-os a atingir tudo a que se propõem, a curto, médio e longo prazo. Ao atingirem os objectivos, os seus colaboradores vão sentir-se envolvidos e motivados, e fica-lhe só a faltar o terceiro ponto para manter a motivação: reconhecimento.

Todos os colaboradores de uma empresa esperam ser reconhecidos pelo seu trabalho, seja com um feedback positivo por parte da direcção, prémios financeiros, produtos ou experiências ou promoções a nível do cargo.

Para ser justo com a sua equipa quando chega à altura da premiação, é importante estabelecer critérios alinhados com uma boa avaliação de desempenho. E estabeleça prémios para objectivos individuais, para equipas e para toda a empresa. Nunca deixe de premiar um colaborador de excelência pelo trabalho de uma equipa.