Novidades

Um novo paradigma: o Salário Emocional

Com as novas gerações a iniciar a sua vida profissional, surgem ideias inovadoras, que destroem os antigos paradigmas. “A ligação empresas-pessoas assume cada vez mais importância.”

Serão estas novas ideias que permitirão construir e concretizar uma cultura empresarial saudável, impulsionando a motivação e felicidade organizacional, obtendo por fim, melhores níveis de produtividade.

A motivação e recompensa, outrora causada única e simplesmente por um bom salário é hoje um conceito que não depende apenas do recibo de vencimento. Já ouviu falar em salário emocional?

De acordo com Vera Melo, este é um conceito que ganha cada vez mais adeptos nas organizações que apostam na “valorização do seu activo principal, as pessoas.” Assim, com estes pequenos grandes pormenores, os colaboradores sentem um maior compromisso para com a empresa.

Aqui ficam três exemplos que poderá adoptar e incluir no seu salário emocional:

» Ambiente de trabalho inovador e focado no colaborador

O dia-a-dia é cada vez mais desafiador e exigente e, por isso, deve criar ambientes dinâmicos e espaços onde os colaboradores possam relaxar e conviver, retomando depois o seu trabalho completamente revigorados. O segredo é dar a oportunidade para que cada colaborador escolha o seu próprio espaço e fazer com que se sinta em “casa”.

» Cultura de escuta activa dos colaboradores

Promova uma cultura organizacional que permita oportunidades de comunicação mais espontâneas entre os colaboradores e as chefias, o que possibilita a existência de um ambiente de confiança, fazendo com que os colaboradores se sintam ouvidos. Segundo a CEO da Your People, “lideranças mais próximas, que promovem a liberdade dos seus colaboradores manifestarem as suas opiniões, encarando-as como uma contribuição efectiva, geram motivação e compromisso com as políticas e estratégia da empresa.”

Desta forma, podemos concluir que o salário emocional não é um custo para uma empresa, mas sim um investimento que, à posteriori, trará um enorme retorno, uma vez que ter colaboradores motivados é um grande passo para alcançar o sucesso.

» Reconhecimento

O ser humano é movido pelo reconhecimento, sendo este um factor fundamental para o sucesso. Um “muito obrigado”, uma e-mail para a equipa, um bolo, uma experiência…são alguns exemplos que pode utilizar. No entanto, deve ser criativo pensar em algo que tenha a ver com o perfil da sua organização e equipa.

 

O Departamento Corporate Odisseias tem a solução perfeita para motivar os seus colaboradores. Com uma vasta panóplia de experiências inesquecíveis para oferecer, surpreenda os seus colaboradores com presentes para viver!

São mais de 5.000 experiências para oferecer na ocasião perfeita!

 

Fonte: Salário Emocional: e quando dinheiro não é tudo?, in Revista Líder