Novidades

Porque oferecer experiências? A Forbes explica

O artigo já é do ano passado mas com o aproximar do Natal vale a pena recordar o porque de oferecer experiências aos colaboradores e clientes.

E se a Forbes já fez um artigo porque não partilha-lo?

O paradoxo de vivermos momentos únicos com a nossa família e amigos em vez de possuirmos coisas e bens materiais.

Deixamos aqui o artigo para reflexão.

 

 

Motive a sua equipa comercial

Uma Liderança eficaz condiciona e é determinante na motivação dos colaboradores. Ninguém nasce com o perfil apurado de liderança, mas a predisposição genética contribui para isso. Um líder de topo aprende todos os dias algo novo que o vai ajudar a melhorar enquanto líder.

Motivar equipas pressupõe liderar com eficácia e eficiência, mas um bom líder deve em primeiro lugar conhecer profundamente a sua equipa, as suas motivações e objectivos. Um bom líder é aquele que sabe quando deve intervir para motivar a sua equipa, e quando deve observar e deixar a equipa gerir-se, ou seja, deve sempre adaptar-se às circunstâncias e exercer o estilo de liderança adequado.

Mas como é que um líder pode atingir estados de motivação permanentes, ou pelo menos, mais duradouros do que é habitual? É fácil para um líder preparar um discurso motivacional, e a sua equipa andar mais motivada durante duas ou três semanas, mas quando falamos de equipas de vendas, a motivação acaba por ser muito influenciada pelos seus resultados.

Por norma, um comercial trabalha muito sozinho e “luta” por objectivos individuais, e na maior parte das vezes, apenas se sente parte da equipa em reuniões internas. Estas reuniões acabam por ser algo que os comerciais tendem a evitar, caso estejam abaixo das suas metas, o que torna estes momentos de equipa em algo negativo. De forma a motivar a sua equipa de vendas, evite estes momentos, faça estas análises individualmente e em privado, e deixe que os momentos vividos ainda em equipa sejam para festejar os negócios conseguidos. Crie um espírito inabalável, mesmo com equipas em que os colaboradores não se cruzam durante dias ou semanas.

Para conseguir este feito, organize pequenos feitos em que o trabalho e os objectivos de cada um sejam a última coisa na sua mente. Organize jogos em equipa, actividades desportivas em que toda a equipa tenha de se unir para um objectivo comum, e os valores do trabalho em equipa e da satisfação após a concretização de objectivos, vão passar e tornar-se em algo mais duradouro.

Um Plano de Avaliação de Desempenho pode ter sucesso

A motivação de uma equipa pode ser muito importante para o sucesso de uma empresa, e o primeiro passo para uma equipa motivada e envolvida nos objectivos é a autonomia. Os seus colaboradores vão alcançar melhores resultados se forem responsáveis por determinadas áreas e tarefas. O segundo ponto passa por criar uma cultura de feedback, pois muitas vezes a sua equipa não sabe onde está a errar.

Para alcançar estes dois passos, e garantir uma equipa mais envolvida, crie um Plano de Avaliação de Desempenho. Este vai permitir perceber responsabilidades, desenvolver competências e melhorar em determinados aspectos consoante o seu feedback. Defina objectivos para cada pessoa da equipa e ajude-os a atingir tudo a que se propõem, a curto, médio e longo prazo. Ao atingirem os objectivos, os seus colaboradores vão sentir-se envolvidos e motivados, e fica-lhe só a faltar o terceiro ponto para manter a motivação: reconhecimento.

Todos os colaboradores de uma empresa esperam ser reconhecidos pelo seu trabalho, seja com um feedback positivo por parte da direcção, prémios financeiros, produtos ou experiências ou promoções a nível do cargo.

Para ser justo com a sua equipa quando chega à altura da premiação, é importante estabelecer critérios alinhados com uma boa avaliação de desempenho. E estabeleça prémios para objectivos individuais, para equipas e para toda a empresa. Nunca deixe de premiar um colaborador de excelência pelo trabalho de uma equipa.

Fidelize os seus Clientes

Fidelizar os seus clientes deve estar em primeiro lugar nos objectivos comerciais da sua empresa, e só depois deve surgir a questão de conquistar novos clientes.

Qualquer que seja a dimensão da sua empresa ou a área de negócio, os seus clientes serão sempre o seu maior activo. De acordo com Steve Denning, autor de The Secret Language of Leadership, as empresas que se focam primeiramente nos seus clientes, ganham embaixadores da marca.

Na mesma obra, Steve Denning afirma que está provado que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo, e os clientes fidelizados chegam a corresponder a 65% do total do negócio da empresa. Para a sua empresa atingir estes números, tem de responder primeiro a uma pergunta – “Como fidelizar os seus clientes?”

A resposta está em “Programas de Incentivos a Clientes”. Campanhas bem sucedidas baseiam-se, na sua maioria, em compromissos de envolver o cliente e motivá-lo para que tenha razões mais do que suficientes para voltar. Contudo, não é suficiente oferecer algo para o cliente voltar uma segunda compra para realizar a compra. É necessário incorporar outras estratégias: solicitar reviews ao cliente dos produtos e experiências, premiar os melhores clientes, fazer com que o cliente se regista de forma a obter benefícios, através de pontos que se vão acumulando a cada compra realizada.

Fidelize os seus clientes, torne-os embaixadores e deixe que sejam estes a trazer novos clientes.

Marque presença nos dias mais importantes da vida dos seus colaboradores

Há datas que nos marcam a todos, como os aniversários, o dia do nosso casamento, o dia em que nascem os filhos, e até outras datas como o Dia da Mãe ou o Dia do Pai. Enquanto líder de uma pequena equipa é fácil recordar-se quando destas e assinalá-las facilmente com presentes mais ou menos personalizados ou pequenos miminhos feitos na hora como um postal na secretária. Contudo, quando começamos a falar de médias ou grandes empresas, estas datas passam despercebidas, e são poucos os chefes que se lembram de assinalar junto dos colaboradores.

Enquanto chefe, o mais provável, é que só se recorde destas datas na véspera ou até no próprio dia. Com a comunicação interna a ganhar uma força cada vez maior nos últimos anos, e a valorização dos quadros a assumir cada vez mais importância na retenção de talentos,é fundamental que a empresa premeie os colaboradores, não só nas conquistas profissionais, como também nas pessoais. Um colaborador motivado é um colaborador mais produtivo.

Por isso, se quer colaboradores mais produtivos, não deixe estas pequenas datas como algo que só é possível fazer se tiver tempo ou se na altura lhe surgir alguma ideia. Aposte em presentes personalizados, à medida da sua empresa.

Seja um casamento, um aniversário, Dia da Mãe ou outra data que pretende assinalar, a Odisseias tem as melhores soluções. Porque não há duas empresas iguais, apostamos em diferentes níveis de personalização em função do projeto e das necessidades específicas de cada empresa.

Incentivos Vs Reconhecimento – Os seus colaboradores estão satisfeitos?

Nos últimos anos a crise abalou o mercado laboral, e foram muitas as empresas que aboliram os benefícios e incentivos, o que juntamente com a situação financeira dos portugueses, levou a que a satisfação da maioria dos colaboradores atingisse níveis muito baixos. Cabe agora às empresas voltarem a conquistar os seus colaboradores e focarem-se na retenção dos seus talentos, através dos melhores benefícios e incentivos.

Enquanto gestor de pessoas,  faz parte do seu papel conhecer os corações e as mentes dos seus colaboradores e descobrir como os inspirar de forma a conseguir que se comprometam de forma leal com a empresa.

Com a ajuda da Odisseias vai encontrar variadas soluções de prémios e incentivos para motivar os seus colaboradores. E os seus colaboradores merecem ser recompensados ​​pela sua dedicação, trabalho e lealdade. Motivação, é nos dias de hoje, a palavra-chave dentro das empresas. São raros os líderes que ainda não perceberam que uma equipa motivada e satisfeita é essencial para que tudo corra bem.

Na Odisseias vai encontrar variadas soluções de prémios e incentivos para manter os seus colaboradores motivados.

O valor que os seus colaboradores podem dar a uma Experiência

De acordo com um estudo da Universidade de Cornell, um dos inimigos da felicidade é a adaptação, e as pessoas compram coisas para se sentirem felizes, mas é algo temporário. Por isso, na altura de premiar os seus colaboradores, não o faça com algo material. Este estudo refere que a felicidade dos seus colaboradores vai ser maior e mais duradoura se os premiar com Experiências, como uma viagem, uma actividade ao ar livre ou um workshop para aprender algo novo…

O melhor presente que pode oferecer aos seus colaboradores são Experiências de Sonho. Sejam estadias para conhecer os recantos de Portugal, massagens em maravilhosos spas, refeições gourmet deliciosas ou as melhores aventuras de sempre. Uma experiência é sempre algo inesquecível, é algo que ficará para sempre com os seus colaboradores!

Ao oferecer uma Experiência, não está a oferecer um momento, mas uma vida de recordações de algo inesquecível proporcionado por si.

A importância que um evento de team building pode ter na sua equipa

Hoje em dia, um evento de team building é uma oportunidade única que pode ter na sua empresa para interagir com toda a equipa sem qualquer interrupção. Durante o resto do ano, os colaboradores estão focados no seu trabalho ou têm reuniões, e por isso o tempo de partilha acaba por ser muito limitado.

Um evento de team building tem sempre de ser encarado como um investimento na sua equipa, e não como algo obrigatório que tem de fazer todos os anos. É importante perceber que ao juntar toda a equipa está a trabalhar a motivação, o sentido de pertença, o orgulho, e por fim, estará a contribuir para melhores resultados.

Seja para apresentação de resultados, uma acção de responsabilidade social, ou mesmo sem motivo, não deixe de reunir a sua equipa, retire-a da zona de conforto, e proporcione novas sensações e experiências.

Este ano premeie todas as mamãs e papás da sua empresa

Grande parte da sua equipa são já mamãs e papás, e estão a aproximar-se os dias em que se comemoram o trabalho que está em primeiro lugar nas suas vidas – ser Pai e ser Mãe.

Assinale o dia 19 de março para todos os pais, e proporcione as melhores aventuras radicais entre pais e filhos! Vão ser momentos de experiências inesquecíveis.

No dia 1 de maio assinale o Dia da Mãe e faça feliz todas as mamãs com momentos de sonho com os mais pequenos.

Uma experiência é sempre algo inesquecível, e partilhada com os filhos é algo que ficará para sempre na memória dos seus colaboradores. E o melhor de tudo é que pode personalizar os packs Odisseias com a imagem da sua empresa, ou algo alusivo ao Dia do Pai e Dia da Mãe.

Porque não há duas empresas iguais, apostamos em serviços personalizados e à medida de cada empresa. Disponibilizamos diferentes níveis de personalização em função do projeto e das necessidades específicas de cada empresa.

 

Peça já uma proposta!

A motivação dos seus colaboradores vai aumentar com as melhores experiências

Motivação é, nos dias de hoje, a palavra-chave dentro das empresas. Há inúmeras formas de motivar a sua equipa, que podem ir desde a formação, ouvir os colaboradores, dar oportunidades de crescimento dentro da organização… Contudo, está provado que nada deixa um colaborador mais satisfeito do que reconhecimento por parte do seu superior e restante equipa, e a premiação.

Na Odisseias vai encontrar variadas soluções de prémios e incentivos para manter os seus colaboradores motivados. Em primeiro lugar, e para mostrar que conhece realmente os seus colaboradores, assinale as datas mais importantes para cada um. Seja um aniversário, um nascimento de um filho ou um casamento… Todos estes momentos são importantes para as pessoas no seu dia-a-dia, e se quer um compromisso a 100% dos colaboradores com a empresa, faça-os sentir em casa e premeie as ocasiões especiais. Ofereça experiências de sonho, que irão ficar para sempre na memória da sua equipa!

Aniversários: No aniversário dos seus colaboradores, tem uma oportunidade de ouro de marcar o seu colaborador pela positiva. E para isso nada melhor que oferecer um pack Odisseias Parabéns, em que poderá personalizar o mesmo com o logo da sua empresa, e colocar a cereja no topo do bolo, com a possibilidade de personalizar a oferta com o nome do seu colaborador.

Casamentos: Sempre que um colaborador casar, não deixe passar a data em branco. E aqui pode escolher variadas opções. Pode oferecer um pack Odisseias da edição especial “Viva os Noivos”, um pack Fugas para o recém-casal aproveitar uma escapadinha ou ainda produtos de casa e decoração, pois quem casa quer decorar a casa!

Nascimentos: Outra ocasião que tem mesmo de assinalar na sua empresa, pois não há maior alegria do que ter um filho, e os seus colaboradores vão querer partilhar a novidade com o resto da equipa. Para os recém-papás, a Odisseias tem cabazes para bebés com todo o tipo de produtos necessários.

Estes serão 3 momentos em que tem oportunidade de ouro para marcar pontos junto da sua equipa, mas claro que poderão existir muitos mais. Por exemplo, no dia da mãe ou dia do pai, poderá supreender os seus colaboradores que são mães e pais, e optar por um pack Odisseias da edição especial destas datas. Na verdade, poderá fazer-nos chegar qualquer tipo de desafio relativamente à premiação dos seus colaboradores que teremos todo o prazer em propor-lhe uma solução impactante e à medida.